Topo

Esse conteúdo é antigo

López Obrador reaparece em público após se recuperar pela 2ª vez da covid-19

17/01/2022 15h35

Cidade do México, 17 jan (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reapareceu nesta segunda-feira em sua entrevista coletiva matinal, após uma semana de isolamento devido ao contágio pela covid-19.

"Saímos do contágio, correu tudo bem. É demonstrável que esta variante (ômicron) não tem a mesma gravidade que a anterior, a variante delta, em termos de sintomas e também em tempo de recuperação", disse o presidente durante entrevista no Palácio Nacional.

"De qualquer forma, devemos ter cuidado para evitar o contágio porque, sim, é uma variante muito contagiosa", afirmou o presidente mexicano, destacando que "os contágios no país estão aumentando muito".

Mais uma vez, disse que a vacinação "ajuda muito" e, portanto, pediu para que toda a população aproveite a dose de reforço que já está sendo aplicada no país em algumas faixas etárias.

López Obrador apareceu há uma semana publicamente com sintomas de resfriado, embora tenha garantido que era apenas uma gripe. Horas depois, ele fez um teste e deu positivo para covid-19 pela segunda vez em um ano.

Durante sua convalescença, o presidente participou por videochamada de diversos eventos oficiais e ainda realizou um encontro presencial com dois membros de seu gabinete, em ato que foi transmitido ao vivo e no qual López Obrador aproveitou a oportunidade para dar remédios caseiros contra esta variante da covid-19, que assegurou causar apenas sintomas ligeiros.

O presidente testou positivo para covid-19 pela primeira vez no final de janeiro de 2021 e, nessa ocasião, passou duas semanas em isolamento. EFE