Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS mantém emergência internacional para covid-19 apesar de menor letalidade

18/01/2022 16h03

Genebra, 18 jan (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira que mantém a emergência internacional devido à covid-19, declarada desde 30 de janeiro de 2020, apesar da atual onda de casos globais, com números recordes, não ser acompanhada por um aumento de mortes, já que muitos novos diagnósticos positivos são leves.

O Comitê de Emergência da OMS, reunido por mais de quatro horas na última sexta-feira, aconselhou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que aprovou esta proposta, a manter este nível de alerta, disse um comunicado divulgado hoje.

Presidido pelo Dr. Didier Houssin, o comitê, que se reúne aproximadamente a cada três meses para analisar a evolução da pandemia, considerou que o risco global associado a ela permanece alto, em parte devido ao surgimento de novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2, como a ômicron, já dominante no planeta.

Entre as recomendações emitidas pelo comitê em sua sexta reunião, destaca-se o pedido de que a OMS acelere as pesquisas sobre a eficácia das vacinas e a duração da imunidade que elas proporcionam.

Também sugere que as limitações às viagens internacionais devem ser limitadas e baseadas em dados, depois que em novembro do ano passado o alerta para a variante omicron ter afetado novamente o tráfego aéreo global e não impediu a transmissão dessa nova cepa do coronavírus.

Dada a distribuição desigual de vacinas que persiste globalmente e dúvidas sobre sua eficácia em conter a transmissão, o comitê insiste que os governos não devem exigir comprovação de vacinação de viajantes internacionais.

Os especialistas da OMS consideram que, embora as vacinas tenham perdido eficácia na prevenção da disseminação e transmissão do coronavírus, elas ainda são eficientes na prevenção de formas graves da doença, incluindo casos fatais. EFE