Topo

Esse conteúdo é antigo

Opas desaconselha testes caseiros de covid-19 por possível uso inadequado

19/01/2022 21h05

Washington, 19 jan (EFE).- A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) desaconselhou nesta quarta-feira os testes de covid-19 caseiros devido a um possivel mau uso e pediu que os governos priorizem os testes de diagnóstico para as pessoas com sintomas.

"Não temos evidências suficientes para apoiar o desempenho e a utilização de testes caseiros. Deve ser exercida muita cautela quanto ao uso indiscriminado de tais testes devido à possibilidade de amostragem inadequada", disse Sylvain Aldighieri, especialista da Opas em covid-19, em entrevista coletiva virtual.

Aldighieri advertiu que o uso indevido de tais testes pode levar a resultados "falsos negativos" e assim espalhar uma "falsa sensação de segurança, levando a um relaxamento das medidas de proteção".

Em muitos países, os testes rápidos podem ser adquiridos em farmácias para utilização em casa, enquanto o governo dos Estados Unidos lançou uma campanha para permitir que os cidadãos encomendem testes em casa sem custos.

Além de desaconselhar a utilização destes testes caseiros, Aldighieri pediu que os governos "priorizem" as pessoas com sintomas ao receberem testes de diagnóstico para evitar a escassez de testes.

A Opas informou que durante a última semana, a América registrou 7,2 milhões de novos casos de covid-19 e 15.000 mortes, além de uma forte pressão nos hospitais devido à propagação da variante ômicron do coronavírus.

A agência reiterou a necessidade de vacinar a população, detectar e isolar os casos positivos, e usar máscaras corretamente para lidar com esta onda de contágios.

Tendo em vista a aplicação da quarta dose da vacinas no Chile, o vice-diretor da Opas, Jarbas Barbosa, explicou que "mais provas científicas" ainda são "necessárias" para demonstrar a sua utilidade, e disse que a prioridade agora deve ser completar o ciclo de vacinação para todos os habitantes da região.

Segundo a Opas, apenas Chile, Cuba, Canadá e Uruguai vacinaram mais de 75% da população com o ciclo completo, enquanto ainda existem dez países abaixo dos 40%, que era o objetivo a ser alcançado até 2021, e o Haiti é o único país abaixo de 20%. EFE