Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS revelará em fevereiro plano de transição da pandemia a "fase de controle"

24/01/2022 16h25

Genebra, 24 jan (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai divulgar até o final de fevereiro um plano de transição em cujo término será encerrada a configuração da atual crise de contágios pelo coronavírus como uma pandemia, anunciou nesta segunda-feira o diretor de Emergências Sanitárias da entidade, Mike Ryan.

O objetivo final será passar para uma fase onde haja um "controle prolongado" da doença, semelhante à forma como são administrados outros problemas respiratórios, como a gripe, disse Ryan em uma conferência técnica sobre a pandemia durante a reunião do Comitê Executivo da OMS, que acontece nesta semana.

"Para acabar com a emergência internacional pela covid em 2022, ainda há muito a ser feito, incluindo a redução da infecção descontrolada, especialmente em populações vulneráveis, e a redução do risco de surgimento de novas variantes", afirmou.

Há ainda a necessidade de reduzir as taxas de mortalidade (atualmente em 1,6%, com base nos números oficiais sobre infectados e mortos em todo o mundo) e "minimizar as consequências a longo prazo da infecção", acrescentou ele.

Para isso, "as estratégias nacionais de saúde precisam ser otimizadas", ressaltou Ryan, para quem "cada país tem que encontrar seu próprio caminho para descer a montanha".

Ele enfatizou, ainda, que o nível de medidas de saúde pública que serão socialmente aceitáveis nos próximos passos deve ser profundamente analisado e que a estratégia atual deve servir também como uma preparação para futuras pandemias.

Ainda de acordo com o diretor de emergências da OMS, "a próxima pandemia certamente será causada por um agente respiratório", semelhante aos vírus da gripe ou os coronavírus que provocam a covid, entre outras doenças. EFE