Topo

Esse conteúdo é antigo

Pfizer inicia ensaio clínico de vacina contra variante ômicron

25/01/2022 16h22

Washington, 25 jan (EFE).- As empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram nesta terça-feira o início de um ensaio clínico de uma vacina modificada contra a covid-19 que poderia proteger contra a variante ômicron do coronavírus.

O comunicado das empresas indica que os resultados iniciais do estudo, que incluirá 1.420 voluntários com idades entre 18 e 55 anos, deverão estar disponíveis no primeiro semestre deste ano.

"Continuamos mantendo um diálogo aberto com as autoridades sanitárias sobre uma vacina atualizada e os dados em andamento sobre a vacina atualmente disponível, incluindo o que as autoridades exigem", disse a Pfizer em mensagem.

Até agora, não foi determinado quais as informações solicitadas pela Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA, na sigla em inglês) para aprovar uma vacina específica contra a variante ômicron.

De acordo com o relatório das empresas, os voluntários serão separados em três grupos: pessoas com vacinação completa, pessoas que receberam vacinação completa e dose de reforço e pessoas não vacinadas, que determinarão se receberão uma, duas ou três doses da vacina modificada.

Os Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) divulgaram na última sexta-feira os últimos resultados da pesquisa mostrando que uma dose de reforço das vacinas existentes protege contra a forma mais grave da ômicron, a variante que causa praticamente todos os novos casos nos Estados Unidos.

Os EUA são o país do mundo mais atingido pela pandemia, com mais de 70 milhões de casos e 865 mil mortes. EFE