Topo

Esse conteúdo é antigo

Johnson garante que publicará relatório completo sobre festas

Questionado por um jornalista durante uma visita ao País de Gales se o documento seria divulgado na íntegra, o chefe do governo britânico respondeu "é claro" - Reuters TV Via Reuters
Questionado por um jornalista durante uma visita ao País de Gales se o documento seria divulgado na íntegra, o chefe do governo britânico respondeu 'é claro' Imagem: Reuters TV Via Reuters

27/01/2022 18h11

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, assegurou nesta quinta-feira que publicará o relatório completo sobre as supostas festas que foram realizadas em Downing Street durante a pandemia após recebê-lo da funcionária encarregada de sua elaboração, Sue Gray.

Questionado por um jornalista durante uma visita ao norte do País de Gales se o documento seria divulgado na íntegra, o chefe do governo britânico respondeu "é claro", apesar das especulações de que detalhes como nomes de funcionários do governo que compareceram a esses eventos sociais seriam omitidos.

Por outro lado, Johnson evitou entrar em mais detalhes quando perguntado se os documentos serão divulgados "exatamente como Sue Gray os entregou".

As conclusões do relatório, que deve determinar as circunstâncias em torno de inúmeros eventos sociais com bebidas alcoólicas realizados em departamentos governamentais durante a pandemia, em princípio proibidos por restrições sanitárias, eram esperadas para esta semana.

A intervenção da Polícia Metropolitana de Londres, que na terça-feira anunciou a abertura de uma investigação sobre este mesmo caso, pode ter alterado a data de publicação, que concentra grande parte da atenção política no Reino Unido, uma vez que pode determinar o futuro de Johnson como primeiro-ministro.

Nesse sentido, o premiê conservador negou que esteja tentando adiar o relatório: "Temo que eles tenham que esperar e deixar as investigações independentes seguirem seu curso", disse hoje.

"Espero que as pessoas entendam isso. Enquanto esperamos que tudo isso siga seu curso, temos que seguir em frente e o governo está fazendo seu trabalho, diminuindo as listas de espera que o coronavírus deixou para trás, garantindo que ajudemos a enfrentar a crise do custo da vida e lidando com os problemas com a inflação", acrescentou Johnson. EFE