Topo

Esse conteúdo é antigo

Estados Unidos reabrem embaixada do país em Kiev

18/05/2022 19h23

Washington, 18 mai (EFE).- Os Estados Unidos retomaram nesta quarta-feira as atividades da embaixada em Kiev, capital da Ucrânia, que tinham sido paralisada em fevereiro, dias antes da invasão da Rússia.

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken.

"O dia chegou. Hoje, estamos retomando oficialmente as operações na embaixada dos Estados Unidos em Kiev", afirmou o responsável pela diplomacia americana.

Blinken destacou que os ucranianos "defenderam sua pátria diante da brutal invasão" e que, como resultado, a bandeira dos EUA pode "tremular de novo na embaixada".

Os Estados Unidos fecharam a embaixada em 14 de fevereiro, dez dias antes do início da invasão russa. De Kiev, os funcionários e as atividades da representação foram para Lviv, no oeste ucraniano.

Depois que, em abril, as tropas russas se retiraram dos arredores da capital, para concentrar seus esforços no leste da Ucrânia, era esperada a reabertura da embaixada dos EUA, como havia feito anteriormente a União Europeia.

Blinken explicou que a embaixada voltou a funcionar com "medidas adicionais para aumentar a segurança" dos funcionários que retornar para Kiev, considerado que "a guerra continua".

"Reafirmamos nosso compromisso como povo e o governo da Ucrânia, e esperamos realizar nossa missão da embaixada dos Estados Unidos em Kiev", disse o secretário de Estado. EFE