Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA confiam que Finlândia e Suécia entrarão na Otan, apesar do veto turco

18/05/2022 20h34

Washington, 18 mai (EFE).- O governo dos Estados Unidos mostrou confiança nesta quarta-feira de que os aliados serão capazes de lidar com as preocupações da Turquia sobre a entrada na Otan da Finlândia e da Suécia para que esses países possam aderir à Aliança.

"Acho que (as coisas) vão correr bem", limitou-se a dizer o presidente dos EUA, Joe Biden, quando questionado por jornalistas sobre a forte oposição da Turquia à entrada na Otan desses países nórdicos, aos quais acusa de apoiar "terroristas" curdos.

Pouco depois, o conselheiro de segurança do governo americano, Jake Sullivan, afirmou em entrevista coletiva que a Casa Branca está otimista com as perspectivas de entrada dos países nórdicos, que hoje apresentaram suas respectivas solicitações na sede da Aliança Atlântica.

Relacionadas

"Estamos confiantes de que, em última análise, a Finlândia e a Suécia terão um processo de entrada eficaz e eficiente e que podemos atender às preocupações da Turquia", disse Sullivan, sem dar mais detalhes.

O governo turco acusa a Finlândia, e especialmente a Suécia, de ser um santuário para "terroristas", referindo-se tanto aos membros do guerrilheiro Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), atuante na Turquia e reconhecido pelos EUA e União Europeia como terrorista, como as milícias Unidades de Proteção do Povo Sírio (YPG), que não têm essa consideração.

Sullivan afirmou que a ideia de Finlândia e Suécia ingressarem na Otan recebeu apoio "unânime" da equipe de segurança nacional de Biden, que amanhã receberá, em Washington, a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson e o presidente finlandês, Sauli Niinistö.

Em um comunicado, Biden se comprometeu em trabalhar para uma entrada "rápida" na Otan para Finlândia e Suécia, algo que requer ratificação pelo Congresso dos EUA, que espera votar a questão antes de agosto.

A invasão russa da Ucrânia e as ameaças do Kremlin causaram uma mudança na posição da Finlândia e da Suécia, que decidiram pedir a adesão à Otan após décadas de "não alinhamento". EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA confiam que Finlândia e Suécia entrarão na Otan, apesar do veto turco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias