Topo

Esse conteúdo é antigo

Jill Biden diz que progresso do Equador "é uma luz" para países vizinhos

19/05/2022 22h30

Quito, 19 mai (EFE).- A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, afirmou que o progresso do Equador em alcançar um crescimento mais inclusivo, equitativo e sustentável "é uma luz" para seus vizinhos da América Latina, destacando os esforços do governo equatoriano para dar oportunidades iguais às populações vulneráveis.

Jill, que hoje em Quito deu início às atividades oficiais de sua viagem de seis dias pelo Equador, Panamá e Costa Rica, fez um apelo à cooperação internacional e ao multilateralismo para construir "um mundo melhor e mais forte".

"O progresso que eles fizeram aqui é uma luz para seus vizinhos. Essa iluminação pode trazer um futuro mais sustentável para este canto do mundo", disse Jill Biden, em uma aparição pública ao lado do presidente do Equador, Guillermo Lasso, e sua esposa, María de Lourdes Alcívar.

A primeira-dama americana fez estas declarações após tomar café da manhã com Lasso e Alcívar no Palácio Carondelet, sede do governo equatoriano, e visitar um Centro de Desenvolvimento Infantil promovido pelo governo como parte de sua estratégia de combate à desnutrição infantil crônica, que afeta 30% das crianças com menos de 2 anos de idade.

Jill Biden lembrou que o mundo está permanentemente conectado e que qualquer problema que ocorra onde quer que esteja afeta a todos, por mais longe que pareça ocorrer.

Como exemplo, ela citou a pandemia da covid-19, em que um único vírus ameaçou o mundo inteiro, e ao mesmo tempo demonstrou disposição para combater a doença, com o simples ato de colocar uma máscara.

"Agora vemos como uma guerra na Europa pode ter impacto nos mercados de ações e mercados daqui, e como a perda de árvores na Amazônia pode tirar um pedaço do nosso futuro de todos nós", disse Biden.

"Sim, estamos conectados, especialmente nas Américas. Se uma nação está vulnerável devido ao autoritarismo, uma crise sanitária ou pobreza, não estará sozinha antes que os mesmos problemas cheguem a todos nós", acrescentou.

Nesse sentido, a esposa de Joe Biden garantiu que tanto ela quanto seu marido estão "profundamente comprometidos" com a América Latina.

"E é por isso que estou aqui. Os Estados Unidos estão comprometidos com o Equador para vacinar seu povo, trabalhar para fortalecer seu sistema de saúde, treinar empresários, preservar seu precioso meio ambiente, levar mais alunos para a escola e defender seu governo de ataques cibernéticos", acrescentou.

Da mesma forma, a primeira-dama dos EUA e Joe Biden estão "emocionados" por convidar os líderes do continente americano e suas esposas para a nona Cúpula das Américas, que será realizada em junho, em Los Angeles.

Jill Biden enfatizou que a cúpula tem "uma agenda ambiciosa para trabalhar juntos para alcançar um futuro equitativo e sustentável, construir resiliência à pandemia e fortalecer a governança democrática". EFE