Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê da Finlândia visita Ucrânia e se reúne com Zelensky

26/05/2022 15h57

Kiev, 26 mai (EFE).- A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, desembarcou nesta quinta-feira na Ucrânia, onde percorreu diversos pontos da região de Kiev e se reuniu com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

"São sinais de apoio muito importantes para nosso povo", disse o chefe de Estado ucraniano, sobre a visita da líder da nação que está postulando entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O governo da Ucrânia divulgou mensagem sobre a presença da premiê finlandesa e imagens da reunião entre os dois líderes.

Zelensky reforçou para Marin o pedido que a União Europeia (UE) anuncie um sexto pacote de sanções contra a Rússia. Além disso, pediu o apoio da Finlândia ao pedido da Ucrânia de se tornar membro no bloco.

A visita da primeira-ministra acontece poucos disa depois que o país nórdico e a Suécia formalizada a solicitação para aderir à Otan.

Pouco antes de se encontrar com Zelensky, Marin esteve em vários pontos da província de Kiev que foram cenário de supostos crimes de guerra cometidos pelas tropas da Rússia.

A premiê esteve nas localidades de Bucha e Irpin, onde são investigados casos de massacre de civis, entre outras ilegalidades, de acordo com a agência ucraniana de notícias "Unian".

A Finlândia deu uma guinada na tradicional neutralidade defensiva, a partir da invasão russa à Ucrânia, com a solicitação de entrar na Otan. EFE