Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden não convida Guaidó para cúpula, mas promete conversa nas próximas horas

07/06/2022 22h29

Los Angeles (EUA), 7 jun (EFE).- Os Estados Unidos não convidaram o líder opositor venezuelano Juan Guaidó para a Cúpula das Américas, mas o presidente Joe Biden falará com ele por telefone nas próximas horas, segundo garantiu nesta terça-feira o subsecretário do Departamento de Estado para a América Latina, Brian Nichols.

"O presidente do governo interino (Guaidó), que reconhecemos, não está convidado para a cúpula, mas haverá a participação de alguns venezuelanos que são membros do governo interino em alguns dos eventos que rodeiam a cúpula", disse Nichols.

O subsecretário também destacou que Biden ligará para Guaidó entre hoje e amanhã para conversar, já que os Estados Unidos o reconhecem desde 2019 como presidente interino da Venezuela.

"Sempre manteremos nosso apoio ao processo de negociação entre a Plataforma Unitária (oposição) e o regime de Nicolás Maduro", lembrou Nichols.

Os EUA descartaram convidar o governo de Nicolás Maduro para a Cúpula das Américas, que acontece esta semana na cidade de Los Angeles (Califórnia), mas não haviam esclarecido até agora se convidariam Guaidó.

O país anfitrião também não convidou os governos de Cuba e da Nicarágua, por não considerá-los democráticos, uma decisão que foi contestada por alguns líderes da região, como o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que desistiu de comparecer ao conclave e enviou o chanceler Marcelo Ebrard em seu lugar. EFE

er/rsd