Topo

Esse conteúdo é antigo

Casa Branca se recusa a revelar quando Biden fez último teste de covid-19

16/06/2022 20h57

Washington, 16 jun (EFE).- A Casa Branca recusou-se a revelar nesta quinta-feira quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez pela última vez um teste de covid-19, um tema que tem causado tensões com a imprensa americana.

Grande parte da coletiva de imprensa diária da porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, foi dominada por questionamentos sobre a saúde de Biden, de 79 anos e que está vacinado contra a covid-19, além de ter recebido duas doses de reforço.

"O presidente se testa semanalmente", repetiu Jean-Pierre quando questionada por jornalistas.

Até agora, a Casa Branca divulgava frequentemente à imprensa informações sobre as datas em que Biden fazia o teste de covid-19 e seus respectivos resultados.

"Se houvesse um contato próximo, teríamos compartilhado, teríamos sido transparentes e teríamos mostrado", tentou relativizar Jean-Pierre.

A insistência da imprensa deve-se ao fato de, nos últimos dias, o principal epidemiologista do país, Anthony Fauci, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com quem Biden se reuniu na quinta-feira passada em Washington, terem testado positivo para a covid-19.

Fauci não esteve em contato direto com o presidente recentemente, segundo garantiu o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) em comunicado na terça-feira.

Por outro lado, de acordo com um funcionário da Casa Branca, Trudeau não é considerado "um contato próximo" de Biden, apesar de ambos terem se sentado próximos um ao outro e não terem usado máscaras.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) considera que uma pessoa esteve em "contato próximo" com outra e pode ser infectada quando for observada uma série de condições.

Especificamente, de acordo com esta agência do governo dos EUA, ambas as pessoas devem estar a menos de dois metros de distância por pelo menos 15 minutos e uma delas deve desenvolver sintomas pelo menos dois dias após o contato.

Trudeau anunciou que havia testado positivo na segunda-feira passada e seu encontro com Biden ocorreu na quinta-feira anterior. EFE