Topo

Esse conteúdo é antigo

Otan diz que defenderá "cada centímetro" de território de seus integrantes

29/06/2022 17h28

Madri, 29 jun (EFE).- O novo Conceito Estratégico da Otan, adotado na cúpula do bloco militar nesta quarta-feira, contém um compromisso explícito de defender "cada centímetro" de território de cada integrante.

A Otan destaca no documento a determinação de "preservar a soberania e a integridade territorial de todos os aliados contra qualquer agressor".

"Em um contexto de competição estratégica, aumentaremos nossa consciência global para dissuadir, defender e responder em todos os territórios de acordo com nosso objetivo de 360 graus", acrescenta o texto.

Ainda segundo o documento, todas as ferramentas militares e não militares serão utilizadas de forma proporcional, coerente e integrada para responder a todas as ameaças à segurança da maneira e no momento oportuno.

Fontes do governo da Espanha disseram que os termos relativos à defesa da integridade territorial, que não constavam do Conceito Estratégico anterior, de 2010, estão agora incluídos nas linhas de ação da Otan para os próximos dez anos, atendendo a um pedido do país.

O governo espanhol estava convencido de que, no caso de uma ameaça à integridade territorial do país nas cidades de Ceuta e Melilla, localizadas no continente africano, receberia assistência da Otan.

Porém, para dissipar quaisquer dúvidas na redação deste compromisso (e as fontes esclarecem que não se trata apenas de Ceuta e Melilla), era preciso deixar claro no texto não apenas a defesa da integridade territorial da Otan, mas também a de cada um de seus parceiros. EFE