Presidente do Peru afirma que ministro foi censurado "por razões políticas"
"Como presidente da República, lamento que razões políticas tenham prevalecido nesta decisão antes do propósito de supervisionar com objetividade o trabalho do Executivo", disse Castillo durante uma visita de trabalho ao departamento de La Libertad, no norte do país.
O presidente peruano considerou que, neste tipo de decisão, os cidadãos são os que mais perdem e manifestou seu desejo de "avançar no quadro da unidade" para o desenvolvimento do seu país.
Nesse sentido, pediu aos diferentes setores políticos e sociais que deixem de lado os interesses pessoais e grupais e coloquem os do país à frente para combater a corrupção, a qual considera um dos "grandes flagelos" do Peru.
O plenário do Congresso, dominado pela oposição, votou nesta quinta-feira a favor da saída de Senmache, que se tornou assim o quarto ministro de Castillo a ser censurado em menos de um ano de gestão.
Neste caso, o ministro foi responsabilizado pelas fugas de ex-funcionários denunciados por supostamente integrar uma organização criminosa entrincheirada no Executivo peruano, em um caso pelo qual o Ministério Público também investiga Castillo de forma preliminar.
Após a decisão do Congresso, Senmache terá de deixar o cargo que assumiu há pouco mais de um mês e o chefe de Estado terá de nomear o seu sucessor no prazo máximo de três dias.
A Comissão de Fiscalização do Congresso também aprovou nesta quinta-feira um relatório que acusa Castillo de dirigir essa suposta organização criminosa, na qual estão implicados outros personagens ligados à atual gestão que estão foragidos da Justiça.
Esse relatório será agora enviado ao plenário do Congresso para seu debate e eventual aprovação.
Por outro lado, o presidente peruano também oficializou nesta quinta-feira sua renúncia ao partido marxista Peru Livre, com o qual venceu as eleições do ano passado, depois que seus líderes o acusaram de causar a divisão de sua bancada legislativa e de aplicar "um programa neoliberal perdedor". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso