Topo

Esse conteúdo é antigo

Ainda distante da costa do México, furacão Bonnie evolui para categoria 3

05/07/2022 21h02

Cidade do México, 5 jul (EFE).- O ciclone Bonnie evoluiu nas últimas horas para a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, ainda distante da costa do Oceano Pacífico, o que causará fortes chuvas no oeste do México, informou nesta terça-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

"Bonnie aumentou a velocidade de seus ventos e agora é um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson", disse o SMN em seu relatório mais recente.

De acordo com a instituição, às 10h (hora local) Bonnie estava localizada a aproximadamente 350 km ao sul-sudoeste de Punta San Telmo, Michoacán, e 400 km a sudoeste de Zihuatanejo, Guerrero.

O ciclone está se movendo para oeste a 22 km/h com ventos sustentados de 185 km/h e rajadas de 220 km/h.

O SMN disse que o fenômeno causa "chuvas intensas", de 75 a 150 milímetros, em Colima, Guanajuato, Guerrero, Jalisco e Michoacán, além de rajadas de vento de 60 a 70 km/h e ondas de 2 a 4 metros de altura nas costas de Colima, Guerrero, Jalisco e Michoacán.

"Em interação com canais de baixa pressão, reforçará a probabilidade de chuvas fortes a muito fortes no centro e sul da República Mexicana", disse a agência dependente da Comissão Nacional de Águas (Conagua).

O SMN advertiu que as chuvas serão acompanhadas por choques elétricos e fortes rajadas de vento, que podem gerar deslizamentos de terra, aumento do nível de rios e córregos, transbordamentos e inundações nas áreas baixas de Colima, Guerrero, Jalisco e Michoacán.

Por isso, pediu que a população atenda aos avisos do SMN e da Conagua e siga as instruções das autoridades estatais e municipais de Proteção Civil.

Da mesma forma, apelou à navegação marítima nas imediações do sistema a "tomar precauções extremas devido às condições de ventos fortes e ondas fortes".

Bonnie chega depois de Celia e Blas, e do furacão Agatha, o primeiro ciclone da temporada 2022 do Pacífico, que atingiu a costa do estado de Oaxaca, em 30 de maio, como um furacão de categoria 2, deixando nove mortos e vários desaparecidos. EFE