Topo

Esse conteúdo é antigo

Sobe para 7 número de mortos em tiroteio durante desfile nos EUA

05/07/2022 20h43

Washington, 5 jul (EFE).- Aumentou para sete o número de mortos no tiroteio ocorrido durante um desfile de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, em Highland Park, no estado de Illinois, segundo confirmaram autoridades locais.

A prefeita de Highland Park, Nancy Rotering, confirmou à emissora "CNN" que uma sétima vítima do ataque morreu nesta terça-feira, poucos minutos antes de uma nova entrevista coletiva das autoridades sobre o caso.

Pouco antes, a polícia da cidade, localizada ao norte de Chicago, revelou que o principal suspeito do massacre, um jovem de 21 anos, havia passado semanas planejando o tiroteio e se disfarçou com roupas de mulher para não levantar suspeitas durante a fuga.

O jovem foi detido horas depois do ataque, após uma breve perseguição.

O tiroteio deixou sete mortos e 39 pessoas feridas, segundo os dados atualizados pelas autoridades sanitárias.

O principal suspeito, Robert Crimo, ainda não foi acusado formalmente. Os investigadores confirmaram que ele comprou a arma do massacre, um rifle de alto calibre, de maneira legal e que tinha outras armas de fogo também adquiridas legalmente.

Crimo supostamente subiu em um telhado perto de um desfile e disparou indiscriminadamente "mais de 70 vezes" contra a multidão, analisou nesta terça-feira o vice-diretor do Departamento do Xerife do condado de Lake, Christopher Covelli.

Há um mês, 19 menores de idade e dois professores foram mortos a tiros por um jovem de 18 anos que invadiu uma escola primária em Uvalde, no Texas, com um fuzil semiautomático que tinha adquirido legalmente.

Após o ataque de Uvalde e outro em Buffalo (Nova York), que matou dez pessoas, o Congresso americano aprovou em junho um aumento no controle das armas de fogo, com um acordo entre democratas e republicanos. EFE