Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do México diz que Lula é "bênção" para o Brasil

Presidenciável Lula (PT) e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador - RICARDO STUCKERT e REUTERS
Presidenciável Lula (PT) e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador Imagem: RICARDO STUCKERT e REUTERS

15/07/2022 16h13

Cidade do México, 15 jul (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta sexta-feira que considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma "bênção" para o Brasil e que o vê como "um líder muito melhor do que antes".

"Não deveria me meter a dizer mais coisas, porque vão acontecer eleições, mas ele é uma opção, uma alternativa, uma bênção para aquele país e aquele povo fraternal", declarou López Obrador em sua entrevista coletiva diária.

López Obrador descreveu Lula, que em outubro vai enfrentar nas urnas o presidente Jair Bolsonaro, como um homem "excepcional, extraordinário" e "vigoroso".

Ele lembrou a visita do ex-presidente ao México em março, quando os dois se encontraram no Palácio Nacional, sede do governo do país.

"Eu o vejo como um líder muito melhor do que antes, ele é admirável", afirmou.

O presidente mexicano já havia comemorado em março de 2021 a anulação das penas de prisão contra Lula no âmbito da operação Lava Jato e voltou a citar o tema hoje.

"Os conservadores queriam destruí-lo e o prenderam injustamente, inventaram crimes e queriam destruí-lo. Ele estava na prisão, e o conservadorismo se levantou. No final, ficou conhecido que tudo era falso", afirmou.