Topo

Esse conteúdo é antigo

Lacalle Pou quer que Mercosul avance "em conjunto" em TLC com China

18/07/2022 20h04

Montevidéu, 18 jul (EFE).- O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, destacou nesta segunda-feira a importância de seu país poder avançar "em conjunto junto" com o Mercosul em um Tratado de Livre Comércio (TLC) com a China.

"A ideia é avançarmos juntos. O Mercosul tem muito mais poder de negociação do que apenas o Uruguai", disse Lacalle Pou a jornalistas depois de participar da cerimônia que marcou o 192º aniversário do juramento da primeira Constituição do país.

Em 13 de julho, Lacalle Pou disse que Uruguai e China iniciariam as negociações para assinar um TLC após a conclusão "positiva" do estudo de viabilidade realizado por ambos.

Nesta segunda-feira, ele lembrou que a notícia não é nova e que governos anteriores já procuraram estabelecer um acordo deste tipo.

"Estamos convencidos de que estamos protegidos pelas regulamentações do Mercosul", disse o presidente uruguaio.

Ele enfatizou que a ideia é o bloco avançar junto nessa direção, mas esclareceu que o Uruguai não está disposto a ficar parado, pois um tratado deve abrir o mercado e criar mais empregos para sua população.

"A ideia inicial é que todos nós devemos trabalhar juntos. O Mercosul tem muito mais poder de negociação do que apenas o Uruguai. O que acontece é que, se o Mercosul não pretende avançar, o Uruguai não pode permanecer congelado", frisou.

Finalmente, quando perguntado se a próxima Cúpula do Mercosul seria tensa por causa desta questão, Lacalle Pou disse que não via uma situação dramática.

"Vocês me viram em todas as cúpulas, que até agora têm sido virtuais, comentando sobre o rumo do Uruguai. Ninguém pode se surpreender com o que o Uruguai vem tentando fazer há muito tempo", afirmou.

Nesta quarta-feira, Lacalle Pou viajará ao Paraguai para participar da Cúpula do Mercosul, na qual o Uruguai assumirá a presidência rotativa do bloco. EFE