Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin aponta avanço nas negociações sobre exportação de cereais da Ucrânia

19/07/2022 21h05

Teerã, 19 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou nesta terça-feira em Teerã que as negociações sobre as exportações de cereais ucranianos estão avançando, embora "ainda haja questões por resolver".

"Com sua mediação, avançamos, mas também é verdade que ainda há questões por resolver", disse Putin, no início de uma reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Putin também agradeceu ao presidente turco por acolher as conversas sobre "questões relacionadas à saída de cereais pelos (portos) do Mar Negro", de acordo com informações das agências de notícias russas.

O Kremlin confirmou anteriormente que este seria um dos principais temas durante a reunião bilateral entre Putin e Erdogan em Teerã, onde ambos participam de uma cúpula de líderes no formato de Astana sobre o conflito sírio, juntamente com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi.

O assessor do presidente russo para Assuntos Internacionais, Yuri Ushakov, disse ontem que as negociações sobre a exportação de cereais ucranianos "estão sendo realizadas ativamente" e lembrou que em 13 de julho ocorreu o primeiro encontro de quatro partes envolvendo a Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU em Istambul.

Durante a reunião, destacou, foi alcançado um acordo para "elaborar um documento conjunto definindo as bases jurídicas e os mecanismos gerais para a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos".

Além disso, lembrou que as partes concordaram em criar um centro de coordenação conjunto em Istambul.

"Estamos preparados para continuar trabalhando nessa direção e o faremos", assegurou Ushakov. EFE