Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin diz que está sendo criada uma nova ordem mundial 'mais justa'

O presidente da Rússia, Vladimir Putin - MIKHAIL KLIMENTYEV/AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: MIKHAIL KLIMENTYEV/AFP

20/07/2022 17h33Atualizada em 20/07/2022 17h49

Moscou, 20 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que o Ocidente não pode oferecer ao mundo seu modelo de futuro e que uma nova ordem mundial "mais justa" está sendo criada.

"O Ocidente não pode oferecer ao mundo seu modelo de futuro (...) Tanto local como globalmente, estão sendo lançados os fundamentos e princípios de uma ordem mundial harmoniosa e mais justa, socialmente orientada e segura, uma alternativa à existente", declarou Putin em um fórum em Moscou.

Esta nova ordem mundial, segundo o líder russo, está chegando para substituir um mundo unipolar que, "por sua natureza, está retardando o desenvolvimento da civilização".

O chefe do Kremlin alegou que as elites do mundo ocidental estão atualmente "em pânico" por outros centros de desenvolvimento global apresentarem sua visão de futuro.

"Não importa o quanto as elites ocidentais e supranacionais tentam preservar a ordem existente das coisas. Uma nova era, uma nova etapa na história mundial está se aproximando. Somente Estados verdadeiramente soberanos podem garantir uma dinâmica de alto crescimento", enfatizou.