Topo

Governo venezuelano comemora natalício de Hugo Chávez

28/07/2022 18h42

Caracas, 28 jul (EFE).- O governo da Venezuela comemora nesta quinta-feira com vários atos e pronunciamentos o natalício de Hugo Chávez, que foi presidente do país entre 1999 e 2013, quando faleceu devido ao câncer que o afetou nos últimos dois anos de sua vida.

O atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que 28 de julho "é um dia em que o povo venezuelano mergulha na espiritualidade, no trabalho e nos valores supremos" ensinados por Chávez, o criador da chamada revolução bolivariana.

"Celebrar o nascimento do Comandante Chávez, para mim que tive a bênção de ter sua palavra, formação, crítica e amor, é uma ocasião para reafirmar o compromisso que tenho de seguir seu caminho e o sonho coletivo: a felicidade social do povo. Chávez vive!", escreveu Maduro em sua conta no Twitter.

Maduro, que sucedeu Chávez no poder, garantiu que seus apoiadores hoje o celebram "mais unidos, leais e livres" do que nunca.

Por sua vez, o primeiro vice-presidente do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, liderou um ato de homenagem no Cuartel de la Montaña, em Caracas, onde repousam os restos mortais do líder socialista.

"Sabemos que (Chávez) está no coração de todos nós, porque ele nos guia, e devemos resgatar e ser pregadores de sua palavra", declarou Cabello, considerado o número dois do chavismo.

A chancelaria venezuelana, todos os demais ministérios e instituições estatais, assim como os funcionários de alto escalão do chavismo e as embaixadas do país no exterior, publicaram dezenas de mensagens nas redes sociais para comemorar a data em que Chávez completaria 68 anos "no coração do povo".

Além disso, a emissora estatal "VTV" transmitiu vários atos de homenagem, como visitas de cidadãos ao Cuartel de la Montaña, conversas entre soldados e vários discursos do falecido presidente. EFE