Topo

EUA celebram acordo de cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica

08/08/2022 17h11

Washington, 8 ago (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, celebrou nesta segunda-feira, por meio de comunicado, o cessar-fogo acordado entre Israel e a Jihad Islâmica Palestina na Faixa de Gaza.

O chefe da diplomacia americana disse que seguirá "completamente comprometido com a manutenção da calma" na região.

Blinken garantiu esperar que o acordo coloque fim nas hostilidades e restaure a tranquilidade na região, além de destacar que representa "um alívio" para os civis israelenses de palestinos.

O secretário de Estado americano ainda lembrou que a trégua permite o envio de combustíveis e de outros bens e serviços para a Faixa de Gaza.

Israel e a Jihad Islâmica Palestina chegaram neste domingo a um acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito, que encerrou uma escalada de violência que durou três dias e deixou, pelo menos, 44 mortos - entre eles 15 crianças -, e mais de 360 feridos.

Segundo Blinken, os Estados Unidos estão "profundamente agradecidos" pelos esforços egípcios para mediar o pacto, assim como o secretário de Estado também destacou o papel de Catar, Jordânia, da Autoridade Nacional Palestina e do enviado especial da ONU, Tor Wennesland.

"Nossa equipe trabalhou contra o relógio com as partes, para ajudar a alcançar esse resultado", disse o chefe da diplomacia americana, que manifestou condolência para as famílias dos civis mortos nos últimos dias.

"Palestinos e israelenses merecem viver de forma segura e em igualdade de condições de liberdade, prosperidade e democracia", concluiu Blinken. EFE