Topo

Papa se solidariza com Cuba por incêndio em depósito de combustíveis

08/08/2022 16h18

Cidade do Vaticano, 8 ago (EFE).- O papa Francisco lamentou nesta segunda-feira o grave incêndio que ocorre no oeste de Cuba, na província de Matanzas, que atinge depósitos de combustível e já provocou a morte de um bombeiros, deixou 141 feridos e 16 desaparecidos.

"O Santo Padre segue de perto das notícias sobre o lamentável incidente que provocou o incêndio e várias explosões na base de supertanques de Matanzas", escreveu o pontífice, em um telegrama para o bispo de Holguín e presidente da Conferência Episcopal cubana, Emilio Aranguren Echeverría.

O texto, como é de praxe, está assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

"O papa Francisco garante sua proximidade espiritual ao povo cubano e a todas as famílias dos afetados e reza ao Senhor para que os dê fortaleza neste momento de dor e sustente os trabalhos de extinção do fogo e de buscas", indica a mensagem.

O incêndio nas instalações em Matanzas foi declarado na noite de sexta-feira (hora local), quando, supostamente, um raio atingiu a base dos depósitos de combustíveis.

Horas depois, um primeiro tanque explodiu, provocando a morte de um bombeiro, que atuava na extinção das chamas, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades cubanas.

Na madrugada de hoje, foi registrada mais uma grande explosão, em um terceiro tanque.

Até o momento, além da vítima, foram registrados 141 feridos, sendo sete em estado grave, e 16 desaparecidos. Ainda há 4 mil pessoas que foram desalojadas das casas em que viviam, no entorno da área industrial onde estavam os depósitos. EFE