Topo

Donetsk registrou 705 mortes de civis ao longo de invasão russa, diz militar

10/08/2022 17h00

Lviv (Ucrânia), 10 ago (EFE).- Pelo menos 705 civis morreram apenas na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, desde o início da invasão das tropas da Rússia, em 24 de fevereiro deste ano.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira por Pavlo Kyrylenko, chefe da Administração Militar Regional de Donetsk, por meio da conta que possui no Telegram.

O representante do governo ucraniano na província ainda indicou que bombardeios russos em Donetsk deixaram um total de 1.823 civis feridos.

Kyrylenko, contudo, admitiu que é muito difícil precisar o número real de civis mortos durante a invasão, já que grande parte da região foi tomada pelos russos.

Donetsk, junto com a vizinha Lugansk, faz fronteira com a Rússia e está entre as regiões ucranianas que mais sofreram ataques e ofensivas das tropas de Moscou desde fevereiro.

Estas ações são apoiadas por grupos pró-russos que atuam nas províncias e que conseguiram, em muitos casos, impor as próprias administrações regionais.

Para Kyrylenko, também é impossível realizar uma contagem oficial de vítimas civis na cidade de Mariupol, que foi assediada pelos russos durante meses e, segundo organizações internacionais e ONGs, ocorreram crimes contra a humanidade. EFE