Topo

Grupo de 367 imigrantes é resgatado nas águas do arquipélago das Canárias

12/08/2022 15h55

Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), 12 ago (EFE).- As equipes de salvamento marítimo da Espanha socorreram 367 imigrantes que viajavam em sete embarcações precárias, nas águas da ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias.

No grupo estava uma mulher grávida e uma criança, esta última, que está em estado crítico de saúde.

Ambos estavam em uma das embarcações que virou, fazendo com que todos os ocupantes precisassem ser retirados da água com o auxílio de um helicóptero, segundo confirmaram à Agência Efe fontes dos serviços de resgate.

A criança, de seis anos, foi resgatada com cardiorrespiratória, mas foi reanimada e, em seguida foi encaminhada, junto com a mulher grávida, para um hospital da ilha de Grande Canária.

O restante dos ocupantes das sete embarcações segue no porto de Arrecife, em Lanzarote, onde estão recebendo os primeiros atendimentos.

TRAGÉDIA HUMANITÁRIA.

A Organização Internacional para Migrações (OIM) informou à Agência Efe que, ao menos, 311 pessoas morreram ou desapareceram durante o primeiro semestre deste ano nas águas do Oceano Atlântico, enquanto tentavam chegar em precárias embarcações às ilhas espanholas das Canárias.

Entre as vítimas na travessia da chamada da Rota Canária, uma das mais perigosas para imigrantes no mundo, há pelo menos 31 mulheres e 15 crianças.

De acordo com boletins publicados pelo Ministério do Interior da Espanha, 8,741 imigrantes chegaram ao país em embarcações precárias às Canárias durante os seis primeiros meses de 2022. EFE