Topo

Ex-presidente russo acusa "acéfalos de Kiev" de buscarem desastre nuclear

Foto de soldado russo na Usina Nuclear de Zaporizhzhia em Energodar tirada em maio de 2022 Imagem: ANDREY BORODULIN/AFP

12/08/2022 15h04

Moscou, 12 ago (EFE).- O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, acusou nesta sexta-feira a Ucrânia e seus aliados ocidentais de querer um novo desastre como o de Chernobyl, já que projéteis das forças de Kiev estariam cada vez mais próximos da usina nuclear de Zaporizhzhia, que está sob o controle de Moscou.

"Os acéfalos de Kiev e seus financiadores ocidentais parecem que estão dispostos a montar um novo Chernobyl", escreveu Medvedev, que foi presidente da Rússia entre 2008 e 2012, através do Telegram.

O vice-presidente do Conselho de Segurança nacional afirmou que "os foguetes e os projéteis de artilharia caem cada vez mais perto do reator da central nuclear de Zaporizhzhia e dos isótopos radioativos".

"Eles dizem que foi a Rússia. Salta aos olhos que é 100% uma mentira, até para o tonto público russofóbico. Inclusive a ONU não acredita", disse Medvedev.

O ex-chefe de Estado ainda afirmou que os ucranianos indicam se tratar de "uma casualidade", que não tinham a intenção de atingir a usina.

"O que se pode dizer. Não se pode esquecer que, na União Europeia também há centrais nucleares. Ali, também são possíveis as casualidades", afirmou Medvedev.

Ontem, a ONU pressionou Rússia e Ucrânia, exigindo que ambos evitem um desastre nuclear na usina de Zaporizhzhia, diante dos recentes ataques, os quais, Moscou e Kiev se acusam mutuamente.

O secretário-geral da ONU, António Guterres cobrou um acordo entre as partes do conflito, inclusive, com a permissão para representantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) possam vistoriar as instalações

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-presidente russo acusa "acéfalos de Kiev" de buscarem desastre nuclear - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional