Topo

Trump afirma que FBI "roubou" seus três passaportes durante busca em sua casa

15/08/2022 21h44

Washington, 15 ago (EFE).- O ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021) denunciou nesta segunda-feira que o FBI "roubou" seus três passaportes, um deles já vencido, durante a operação realizada na semana passada em sua mansão na Flórida em busca de documentos confidenciais.

"Uau! Na batida do FBI em Mar-a-Lago roubaram meus três passaportes (um vencido) junto com todo o resto. Isso é um ataque a um adversário político em um nível nunca visto antes em nosso país. Terceiro mundo!" escreveu Trump em uma mensagem em sua rede social Truth Social.

A apreensão de passaportes válidos impediria Trump de sair do país, que na última quinta-feira já havia criticado que essa busca foi realizada, em sua opinião, sem aviso prévio e também inspecionou os armários da ex-primeira-dama, Melania.

A operação teve como objetivo encontrar documentos confidenciais que o ex-presidente republicano tirou da Casa Branca quando deixou o cargo em 2021.

Trump está sendo investigado pelo possível cometimento de três crimes: violação da Lei de Espionagem, obstrução de Justiça e destruição de documentos, que, em caso de condenação, podem levar de multas a penas de prisão e inabilitação para cargos políticos.

Entre a documentação apreendida estão 26 caixas e várias pastas de documentos e fotos com as etiquetas "Top Secret" ou "Confidencial", uma delas sob o título "Presidente da França" e outra sobre o pedido de indulto a Roger Stone, confidente de Trump.

O mandado de busca e o inventário não estão mais sob sigilo sumário e foram tornados públicos, mas cresce a pressão do lado republicano tanto para que se divulgue a suposta "ameaça nacional" que levou à operação quanto para que o FBI publique todas as informações que conduziram à mesma. EFE