Guterres viajará à Ucrânia para se encontrar com Zelensky e Erdogan
O encontro acontecerá na próxima quinta-feira na cidade de Lviv, e no dia seguinte Guterres visitará Odessa e seu porto, que está sendo utilizado para a exportação de grãos ucranianos, em conformidade com o acordo promovido pela própria organização e pela Turquia.
Mais tarde, o líder das Nações Unidas viajará a Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês) que fiscaliza o cumprimento desse pacto, explicou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
Segundo Dujarric, Guterres viajará para a Ucrânia a convite do governo e espera-se que parte do encontro trilateral com Zelensky e Erdogan se concentre na revisão do funcionamento da iniciativa que possibilitou o desbloqueio das exportações de grãos pelo Mar Negro.
Além disso, o secretário-geral da ONU planeja realizar um encontro bilateral com o presidente ucraniano, no qual abordará a priori o estado geral do conflito, a necessidade de uma solução política e outras questões, como a situação na usina nuclear de Zaporizhzhya e a tentativa de destacar uma missão de especialistas internacionais para avaliá-la no terreno, disse o porta-voz.
Guterres já viajou para a Ucrânia em abril, como parte de uma excursão que passou também pela Turquia e Rússia e organizou a evacuação de civis da fábrica sitiada de Azovstal, em Mariupol, que aconteceu poucos dias depois com o apoio da ONU.
Nessa viagem, também começou a tomar forma o acordo de exportação de grãos, que levou meses para se concretizar. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.