Topo

Primeira-dama dos EUA contrai covid-19; Biden testa negativo

16/08/2022 17h12

Washington, 16 ago (EFE).- A primeira dama dos Estados Unidos, Jill Biden, testou positivo para covid-19, tem sintomas leves da doença e ficará isolada por cinco dias, disse nesta terça-feira sua diretora de Comunicação, Elizabeth Alexander, em um comunicado.

Já o presidente americano, Joe Biden, testou negativo, segundo a Casa Branca.

No comunicado, Alexander disse que Jill Biden havia testado negativo ontem para a doença, mas começou a desenvolver sintomas à tarde. Ela foi submetida a um teste de antígeno que também deu negativo, mas depois se submeteu a um teste PCR que acusou que ela contraiu covid.

Jill Biden tomou as duas doses iniciais da vacina contra a doença e mais duas de reforço.

Como Joe Biden esteve recentemente com covid, a primeira-dama está sendo tratada com o antirretroviral oral Paxlovid, e ficará em isolamento por cinco dias.

Jill Biden está atualmente hospedada em uma residência particular no estado da Carolina do Sul, onde passa férias. Ela permanecerá lá até testar negativo para covid em dois exames seguidos.

A infecção de Jill Biden ocorreu poucas semanas após a de seu marido. O presidente americano testou positivo para covid em 21 de julho.

Seis dias depois, Joe Biden testou negativo, mas em 30 de julho se submeteu a um novo exame que deu positivo, segundo a Casa Branca, por um "efeito rebote" que alguns pacientes tratados com Paxlovid sofrem. Em 7 de agosto, Biden foi liberado de seu segundo isolamento após testar negativo.

NOVO EXAME DE BIDEN DÁ NEGATIVO.

A Casa Branca informou que Joe Biden testou negativo para covid nesta terça-feira e, como está em contato próximo com a esposa, seguirá as recomendações do Centro de Controle de Doenças (CDC) e usará máscara durante os próximos dez dias em todos os locais fechados e quando estiver próximo de outras pessoas.

A Casa Branca também anunciou que vai aumentar os testes que realiza rotineiramente no presidente e informará os resultados assim que estiverem prontos. EFE