Topo

Incêndio na região central de Portugal é dado por controlado pela 2ª vez

18/08/2022 17h11

Lisboa, 18 ago (EFE).- As autoridades de Portugal deram por "controlado" nesta quinta-feira, pela segunda vez, o incêndio no parque natural da Serra da Estrela, na região central do país, onde 25 mil hectares foram devastados desde o último dia 6.

O comandante nacional de Defesa Civil, André Fernandes, no entanto, admitiu que existe "risco" de que as chamas ressurjam, já que ainda há registro de "pontos quentes".

O fogo havia sido considerado controlado no último sábado, após ter ficado uma semana ativo e tendo queimado 14,7 mil hectares.

No entanto, o incêndio foi reativado na última segunda-feira e, até ontem, foram consumidos cerca de 10 mil hectares, de acordo com informações preliminares.

A estimativa das autoridades locais é que o perímetro atingido seja de 160 quilômetros.

Até hoje, foram contabilizados 24 feridos, sendo três em estado grave (que já receberam alta), por consequência do incêndio.

As autoridades destacaram a dificuldade para combater as chamas, devido as condições consideradas "desfavoráveis", devido ao terreno, as temperaturas e o vento.

Atualmente, segundo Fernandes, 1.090 pessoas atuam na região afetada pelo incêndio.

Todo o território continental de Portugal está em situação de seca extrema ou severa, depois de um mês de julho com as temperaturas mais altas dos últimos 92 anos.

Ontem, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera do país divulgou que uma terceira onda de calor no território português será iniciada neste sábado. EFE