Topo

Rússia admite suspender funcionamento de central nuclear

18/08/2022 16h08

Moscou, 18 ago (EFE).- A Rússia anunciou nesta quinta-feira que o funcionamento da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, controlada pelas forças de Moscou, pode ser suspenso, caso não parem os ataques às instalações, que os russos atribuem às forças de Kiev.

"Em caso de desenvolvimento negativo da situação relacionada com o bombardeio da central por parte da Ucrânia, é possível estudar colocar os reatores 5 e 6 em reserva à frio, o que levará ao fechamento da central nuclear de Zaporizhzhia", afirmou Igor Kirillov, comandante das tropas de Defesa Nuclear, Biológica e Química da Rússia.

De acordo com o militar, a usina "sofre ataques sistemáticos das forças armadas da Ucrânia desde 18 de julho".

Além disso, Kirillov garantiu que Kiev e Washington tentam causar uma avaria na central atômica, para impedir o funcionamento normal e acusar a Rússia disso.

As chamadas "provocações" ucranianas buscam, além disso, criar uma área de exclusão de até 30 quilômetros em torno da central, a introdução de forças internacionais e observadores estrangeiros na área da instalação, assim como a acusação das Forças Armadas da Rússia de cometerem terrorismo nuclear", garantiu o comandante.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, garantiu que a Ucrânia planeja uma "provocação retumbante" na central nuclear de Zaporizhzhia durante visita de amanhã ao país do secretário-geral da ONU, António Guterres.

A maior usina nuclear da Europa está sob o controle do exército da Rússia desde março. Moscou e Kiev se acusam mutuamente dos ataques que estão sendo realizados contra a instalação. EFE