Topo

Rússia diz que Ucrânia prepara "provocação" em central nuclear

18/08/2022 15h42

Moscou, 18 ago (EFE).- A Rússia denunciou nesta quinta-feira que as autoridades da Ucrânia preparam uma "provocação retumbante" na usina nuclear de Zaporizhzhia - que está sendo controlada durante as tropas de Moscou -, durante período em que o secretário-geral da ONU, António Guterres estará no território ucraniano.

"Em 19 de agosto, o regime de Kiev planeja uma provocação retumbante na central nuclear de Zaporizhzhia, durante visita do secretário-geral da ONU, António Guterres", garantiu o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

O general indicou que o objetivo da suposta ação é "acusar a Federação da Rússia de causar uma catástrofe nesta central elétrica", a maior usina nuclear da Europa, que fica no sul da Ucrânia.

Relacionadas

"Unidades da 44ª Brigada de Artilharia das Forças Armadas da ucrânia planejam lançar ataques em 19 de agosto contra o terreno da central nuclear, a partir de posições na cidade de Nikopol. A culpa será atribuída às Forças Armadas da Rússia", garantiu Konashenkov.

O general indicou que o comando de agrupamento tático-operacional ucraniano Dnieper mobilizou na região de Zaporizhzhia postos de controle de radiação e faz simulações de ações em condições de contaminação radioativa.

O porta-voz da Defesa negou as acusações de Kiev, de que o exército da Rússia utiliza a área da central nuclear, para armazenar armamento e sumprimentos.

"Não há armamento pesado no terreno da central, também não há tropas russas nas áreas próximas. Ali, somente há unidades de guarda", concluiu Konashenkov. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rússia diz que Ucrânia prepara "provocação" em central nuclear - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias