Topo

Rússia diz que Ucrânia prepara "provocação" em central nuclear

18/08/2022 15h42

Moscou, 18 ago (EFE).- A Rússia denunciou nesta quinta-feira que as autoridades da Ucrânia preparam uma "provocação retumbante" na usina nuclear de Zaporizhzhia - que está sendo controlada durante as tropas de Moscou -, durante período em que o secretário-geral da ONU, António Guterres estará no território ucraniano.

"Em 19 de agosto, o regime de Kiev planeja uma provocação retumbante na central nuclear de Zaporizhzhia, durante visita do secretário-geral da ONU, António Guterres", garantiu o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

O general indicou que o objetivo da suposta ação é "acusar a Federação da Rússia de causar uma catástrofe nesta central elétrica", a maior usina nuclear da Europa, que fica no sul da Ucrânia.

"Unidades da 44ª Brigada de Artilharia das Forças Armadas da ucrânia planejam lançar ataques em 19 de agosto contra o terreno da central nuclear, a partir de posições na cidade de Nikopol. A culpa será atribuída às Forças Armadas da Rússia", garantiu Konashenkov.

O general indicou que o comando de agrupamento tático-operacional ucraniano Dnieper mobilizou na região de Zaporizhzhia postos de controle de radiação e faz simulações de ações em condições de contaminação radioativa.

O porta-voz da Defesa negou as acusações de Kiev, de que o exército da Rússia utiliza a área da central nuclear, para armazenar armamento e sumprimentos.

"Não há armamento pesado no terreno da central, também não há tropas russas nas áreas próximas. Ali, somente há unidades de guarda", concluiu Konashenkov. EFE