Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia rechaça desmilitarizar área em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia

Um militar com uma bandeira russa em seu uniforme monta guarda perto da Usina Nuclear de Zaporizhzhia durante o conflito Ucrânia-Rússia fora da cidade de Enerhodar, controlada pela Rússia, na região de Zaporizhzhia, Ucrânia. Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko/Foto de Arquivo

18/08/2022 18h49

A Rússia classificou como "inaceitáveis" as propostas - como a feita pelo secretário-geral da ONU, António Guterres - de desmilitarizar a área ao redor da usina nuclear de Zaporizhzhia, que está controlada pelo Exército do país desde quase o início da guerra na Ucrânia.

Ivan Nechaev, chefe adjunto do departamento de imprensa e informação do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou em entrevista coletiva que a implementação dessas propostas "tornará a usina muito mais vulnerável"

"As propostas para desmilitarizar uma área em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia são inaceitáveis", enfatizou.

Ele acrescentou que Moscou espera que a usina "muito em breve" seja visitada por especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

Na semana passada, Guterres convidou todos os envolvidos no conflito na Ucrânia a "usar o bom senso e a razão, e a não tomar nenhuma ação que pudesse pôr em perigo a integridade física, a segurança ou a proteção da usina nuclear, a maior de seu tipo na Europa".

A Rússia disse na última sexta-feira que a operação da usina nuclear poderá ser suspensa se os ataques que alega serem realizados por forças ucranianas não pararem.

Igor Kirillov, comandante das tropas de Defesa Nuclear, Biológica e Química da Rússia, alegou que a usina "tem sido sistematicamente atacada pelas Forças Armadas ucranianas desde 18 de julho".

Ele acrescentou que a Ucrânia e os Estados Unidos estão tentando causar uma avaria na usina para impedir seu funcionamento normal e acusar a Rússia de ser a autora dos ataques.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rússia rechaça desmilitarizar área em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional