Vida Saudável: Coca-Cola Zero possui baixo teor de sódio

Do UOL

Diferentemente do publicado na matéria Alimentos que são uma "bomba" de sódio e você deveria evitar, a Coca-Cola Zero possui baixo teor de sódio. Segundo resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os refrigerantes são alimentos que possuem baixo teor de sódio, pois as porções desses produtos (ex. 200 ou 350 ml) contêm menos de 80 mg de sódio.

Segue trecho da resolução Resolução RDC nº 54, de 2012, que estabelece os requisitos para o uso de alegações relacionadas ao conteúdo de sódio dos alimentos: 

"As versões zero (sem açúcar) apresentam quantidades mais elevadas de sódio em comparação às versões regulares devido ao uso de aditivos edulcorantes que contém sódio em sua composição (ex. ciclamato de sódio). Considerando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio deve ser menor do que 2.000 mg/dia, na grande maioria dos casos, o consumo de refrigerantes não contribui significativamente para o aporte diário de sódio. O sal adicionado aos alimentos e preparações culinárias e o consumo de outros tipos de alimentos industrializados são fontes mais relevantes de sódio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos