Topo

Erratas

UOL Notícias: Lava Jato fechou 187 acordos de delação

Do UOL, em Brasília

20/06/2018 17h58

Diferentemente do publicado na reportagem "Polícia Federal pode fechar acordos de delação premiada, confirma STF", a Operação Lava Jato não firmou até o momento 284 acordos de colaboração, se contabilizadas as delações fechadas na Justiça Federal do Paraná e no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF (Ministério Público Federal) do Paraná, responsável pela divulgação das estatísticas da operação, foram, no total, 171 acordos de delação no Paraná e no STF, além de outros 16 firmados pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, perfazendo um total de 187 acordos de colaboração.

O erro da reportagem do UOL foi cometido porque o site do MPF que divulga as estatísticas não informa que, em parte dos acordos firmados perante o STF, estão também contabilizadas as delações sob a responsabilidade da Justiça Federal do Paraná. Essa metodologia foi adotada, segundo o MPF, porque no início da operação muitos dos acordos foram negociados pelo MPF do Paraná mas precisavam ser homologados no STF por envolver autoridades com foro privilegiado. O site do MPF informa apenas que há 163 acordos firmados pela Lava Jato no Paraná e 121, no STF.

Erratas