UOL Notícias Notícias
 
Brasília 50 Anos

21/04/2010 - 12h25

''Brasília é maior que a crise'', diz novo governador do DF

Camila Campanerut
Em Brasília

O recém-empossado governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), acompanhou nesta quarta-feira (21) as diversas atividades cívicas, esportivas e culturais da festa de aniversário de 50 anos de Brasília, ao lado da primeira-dama, Karina Curi Rosso e da vice-governadora, Ivelise Longhi, que passou mal, mas logo se recuperou das primeiras ações do dia.

“Muita coragem, muita fé. Brasília é muito maior que a crise”, bradou Rosso ao sair da cerimônia da Troca da Bandeira Nacional na Praça da Bandeira.

Rosso prometeu participar dos demais eventos ao longo do dia, cuja programação segue até a madrugada de quinta-feira. Das autoridades de todos os níveis, esperadas para uma cerimônia, os novos chefes do Executivo devem, a princípio, seguir sem a companhia de outros políticos. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passará o feriado em Brasília, não tem agenda oficial hoje e não confirmou presença em nenhum momento do evento.

A festa que chegou, antes da crise política, a cogitar nomes de artistas internacionais como Paul McCartney, Madonna e U2, teve de contar com a doação de som e iluminação dos empresários da região, que confirmaram o apoio à festa apenas dois dias antes, devido a determinação do Tribunal de Contas da União que suspendeu o contratação.

Ainda assim, 300 artistas sobem aos palcos. Só no principal, os brasilienses e turistas que lotam a Esplanada dos Ministérios poderão ver os shows de Pedro Paulo e Matheus, Paralamas do Sucesso, Zélia Duncan, Nando Reis, Osvaldo Montenegro, Daniela Mercury e Milton Nascimento, a partir das 16h.

Se a crise política diminuiu a dimensão da festa de aniversário de 50 anos de Brasília, a temperatura alta e o céu aberto atraíram muitas pessoas para as ruas. A expectativa é de um milhão de pessoas ao longo do dia.

Crianças, adultos e idosos, acompanharam o evento que, até o meio-dia não registrou nenhum caso de violência. Segundo o Major Madureira, responsável pelo policiamento da Esplanada dos Ministérios, onde se concentram as principais atrações, “houve apenas discussões entre ambulantes, mas sem detenções”.

“Por enquanto, achei a festa bonita, o dia está ótimo e não vi problema nenhum de empurra-empurra. Só não sei se consigo ver tudo”, disse a Vânia de Souza, 34 anos, gerente comercial, se franzindo sob sol forte.

Já o casal Clécio de Paula e Alzira Marçal achou que a programação poderia ter sido melhor divulgada e que há muitos eventos ocorrendo simultaneamente e a população não está ciente de tudo. “É festa é muito espalhada e a programação foi mal divulgada. Eu tive que avisar uns amigos do que estava acontecendo”, disse o gestor ambiental.

“Estamos acostumados com a má-fama de Brasília. Quando digo que sou daqui, perguntam se sou rica ou filha de político e não sou. Tem coisa errada no governo daqui há tempo e o pessoal já se acostumou, mas a festa está bacana”, afirmou a dentista brasiliense.

Cerca de 1600 policiais militares trabalham no evento, com apoio de viaturas, motos, cavalos e a pé, e apoio do helicóptero da corporação.

As barracas dos bombeiros e de promoções comerciais dividem espaço com ambulantes e muitas famílias que vieram acompanhar a parada Disney.

“Ta demorando, e eu queria ver o Mickey. Vim com minha mãe e com meu pai”, disse animada a menina Branca, de 6 anos, após esperar mais de uma hora pelo desfile dos bonecos.

A animação com os shows e as atividades esportivas não afastou do público a insatisfação com a crise do DF nem com a promessa de obras não realizadas. Os cartões postais de Brasília, a Catedral e o Palácio do Planalto, por exemplo, não ficaram prontos para o dia do cinqüentenário.

"Brasília 50 anos, para comemorar, soltaram a quadrilha", dizia a faixa do comerciante Jadir de Paula, que correu a maratona e particpa do grupo "Mallas de Brasília". "Em cada evento deste porte, a gente faz questão de lembrar a população quem tá governando a gente", justifica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h09

    -0,19
    3,738
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h11

    0,46
    103.932,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host