UOL Notícias Notícias
 
Brasília 50 Anos

21/04/2010 - 13h14

Festa dos 50 anos de Brasília reúne 200 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Luciana Lima
Da Agência Brasil

Cerca de 200 mil pessoas, de acordo com estimativas da Polícia Militar, já estão na Esplanada dos Ministérios participando das comemorações do 50 anos de Brasília. Diante do comparecimento em massa da população, os organizadores estimam que a festa, programada para durar todo o dia de hoje, vai superar a expectativa de envolver cerca de 300 mil pessoas.

Os trens do metrô estão circulando sem cobrar passagem e chegam lotados a todo momento. São 15 trens circulando desde as 6h e o tempo de espera entre um trem e outro tem variado de quatro a oito minutos. A procura pelo transporte gratuito é tanta que a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) cogita colocar mais dois trens para atender à população.

Pela manhã, a Esplanada ficou repleta de atividades. Às 8h, mais de 5 mil atletas participaram da 4ª Maratona Brasília de Revezamento. A largada foi em frente ao Ministério da Fazenda e contou com a participação de 810 grupos. Os corredores percorrem 42,195 quilômetros em revezamento de dois, quatro ou oito atletas.

A arena de vôlei de praia, montada próxima à rodoviária, também ficou repleta de manhã para os jogos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Quatro duplas brasileiras saíram vitoriosas de seus jogos - Ângela e Val, Larissa e Juliana, Maria Clara e Carol e Lili e Luana. Ângela é brasiliense e Val é carioca. Elas voltarão para a quadra às 14h30 para enfrentar a dupla vencedora do jogo entre Bratkova e Ukolova, da Rússia, e Laboureur e Lehmann, da Alemanha.

Outro ponto da festa que encantou os brasilienses foi o show de paraquedistas do Exército. Cerca de 50 homens desceram no gramado próximo ao Teatro Nacional.

Além da parte esportiva, outras atividades atraem as pessoas. Muitas crianças assistiram a parada com personagens da Disney, que saiu com meia hora de atraso, próximo à Biblioteca Nacional.

Na festa também há a parte oficial que desde cedo tem contado com a presença do novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), eleito na semana passada de forma indireta. A eleição foi polêmica e havia dúvida se ele iria participar dos festejos devido às críticas à Câmara Legislativa, responsável por sua condução ao poder.

Rogério Rosso participou do hasteamento das bandeiras de todos os estados brasileiros, na Alameda das Bandeiras, por volta das 8h30, deu a largada da 4ª Maratona Brasília de Revezamento e participou da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes.

Com o calor, a vice-governadora do Distrito Federal, Ivelise Longhi (PMDB), desmaiou durante a troca da bandeira. De acordo com a assessoria ela teve uma queda de pressão e se restabeleceu sem precisar ser hospitalizada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,15
    3,740
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h26

    0,48
    103.949,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host