TAP disponível para vender posição na Air Macau

Macau, 17 Jan (Lusa) - A TAP vende a sua posição de 20 por cento na Air Macau se para tal receber uma boa oferta, revelou hoje fonte oficial da companhia contactada pela agência noticiosa Macauhub.

"Podemos vender a participação, se aparecer uma boa oferta, mas não estamos aflitos para vender", sublinhou a fonte da transportadora aérea portuguesa contactada pela Macauhub em Lisboa.

A alienação da participação na transportadora de Macau foi um dos caminhos apontados pela gestão de Fernando Pinto para equilibrar as contas da TAP que, à semelhança de outras companhias aéreas mundiais, estão a ser afectadas pelo aumento do preços dos combustíveis ao longo de 2005.

Apesar da disponibilidade já por diversas vezes manifestada da TAP em vender a sua participação na Air Macau - que este ano deverá fechar as contas com um resultado negativo entre os dois e os 2,5 milhões de euros - a fonte sustentou que "não há quaisquer negociações ou manifestações de interesse".

"Se aparecerem, serão analisados", tendo especial atenção para "a proposta financeira", afirmou sem contudo especificar qual o montante pelo qual a TAP está disponível para iniciar um processo negocial de venda.

Constituída em Setembro de 1994 durante o processo de construção do Aeroporto Internacional de Macau - que seria inaugurado no ano seguinte - a Air Macau tem como principal accionista a China National Aviation Corporation, com 51 por cento do capital.

Além da TAP, integrada na SEAP - Serviços, Administração e Participações, são ainda accionistas de referência da Air Macau a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (14 por cento), Evergreen Airway Services (cinco por cento) e a Região Administrativa Especial de Macau (cinco por cento).

A transportadora tem uma das mais jovens frotas da Ásia, composta por sete Airbus A321, um Airbus A320, cinco Airbus A319 e cinco aviões de carga A300B4F para operações para 16 destinos: Pequim, Banguecoque, Chengdu, Guilin, Haikou, Sanya, Kunming, Nanjing, Xangai, Shenzhen, Xiamen, Manila, Seoul, Busan, Kaohsiung and Taipei.

JCS.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos