Brasil: Nível de desemprego em Dezembro foi o menor desde Março de 2002

Rio de Janeiro, Brasil, 26 Jan (Lusa) - A taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil registou, no final de 2005, o nível mais baixo desde Março de 2002, situando-se nos 8,3 por cento da população activa, divulgou hoje fonte oficial.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o número de pessoas sem emprego nas seis principais regiões metropolitanas diminuiu, pela primeira vez, para menos de dois milhões de pessoas.

A taxa de desemprego manteve-se em 9,4 por cento em Junho, Julho e Agosto do ano passado, aumentando para 9,6 por cento em Setembro, Outubro e Novembro.

No mês de Dezembro, o índice diminuiu para uma média de 8,3 por cento nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

Nas seis regiões metropolitanas em análise, o número de desempregados era, em Dezembro de 2005, de 1,8 milhões de pessoas, o que representa uma diminuição de 12,3 por cento face a Dezembro de 2004.

Os dados do IBGE indicam ainda que 54,6 por cento dos desempregados são mulheres e que 7,2 por cento do total de desempregados têm entre 15 e 17 anos.

Em Dezembro de 2005, a população ocupada era de 20,2 milhões de pessoas, um aumento de 2,4 por cento face a igual período de 2004.

MAN.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos