Brasileiros campeões mundiais de judô competem em Lisboa

Lisboa, 12 Abr (Lusa) - O Brasil participa da primeira edição da Taça do Mundo de judô em Portugal com uma comitiva de cinco atletas. Última etapa do circuito de torneios da União Européia, o evento será disputado neste fim de semana em Lisboa e superou a expectativa dos organizadores quanto à participação de campeões mundiais e olímpicos.

Entre os 125 atletas inscritos, de 19 países, estão o brasileiro João Derly, campeão do mundo na categoria até 66kg; o coreano Won-hee Lee, campeão olímpico até 73kg; o grego Ílias Iliadis, campeão olímpico até 81kg; o georgiano Zurab Zviaduri, campeão olímpico até 90kg; e o russo Tamarlan Tmenov, campeão da Europa na categoria mais de 100 kg.

João Derly, além de campeão mundial no Cairo, em 2005, também conquistou a Super Taça do Mundo de Paris, este ano. A comitiva brasileira conta ainda com Flávio Canto, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas na categoria até 81kg e campeão da Super Taça do Mundo de Hamburgo e de Praga, este ano.

Na categoria acima de 100kg, Luciano Corrêa, medalha de bronze no Campeonato Mundial do Cairo em 2005, é o representante brasileiro. Portugal, com 21 inscritos, é a seleção mais representada, com quatro atletas em cada categoria, exceto na categoria até 100 kg, em que conta apenas um, e na de mais de 100 kg, em que não compete.

Mesmo com um quadro de adversários difícil, Michel Almeida, treinador da seleção masculina portuguesa, é otimista. "A prova terá um elevadíssimo nível competitivo, destacando-se a participação de campeões do mundo e medalhistas olímpicos, espero grande rivalidade entre portugueses e estrangeiros", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos