Exposição em Lisboa mostra imagens do Brasil do século 19

Lisboa, 04 Mai (Lusa) - Uma exposição em Lisboa vai mostrar como era o Brasil do século 19 através de 122 obras de arte oitocentista. A mostra "Artistas Viajantes e o Brasil do Século XIX" será aberta amanhã no Palácio da Ajuda.

As pinturas, os desenhos e as gravuras que serão expostos fazem parte do acervo da Coleção Brasiliana, do antiquário Jacques Kugel, que foi doada em 2002 para a Fundação Estudar, do Brasil.

Outras peças foram adicionadas ao conjunto, vindas de palácios nacionais portugueses, para representar a família real de Portugal no Brasil - como doze pinturas provenientes do Palácio de Queluz, dois manuscritos da Biblioteca Real da Ajuda e três cadeiras do Palácio Nacional da Ajuda, que fizeram parte da mobília que D. João VI levou ao Brasil. A exposição é dividida em três núcleos - "O Rio de Janeiro e a Corte", "O Registro dos Viajantes" e "A Paisagem Brasileira" - que mostram detalhes da sociedade brasileira da época, formada principalmente por portugueses, africanos, indígenas e mestiços.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos