Para Mourinho, não há seleção melhor que o Brasil na Copa

Setúbal, 03 Jun (Lusa) - O técnico de futebol mais bem pago do mundo, o português José Mourinho, afirmou hoje que não consegue ver nenhuma seleção capaz de fazer frente ao Brasil na Copa do Mundo 2006. Segundo ele, o time brasileiro é ainda melhor do que a equipe que conquistou o pentacampeonato em 2002. Mourinho afirmou também que a seleção de Portugal - comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari - tem a "obrigação" de ir ao menos às oitavas-de-final. Em entrevista à Agência Lusa, o atual treinador do Chelsea não quis apostar claramente que a seleção brasileira será novamente campeã do mundo, mas disse que "seria uma grande surpresa se a equipe de Parreira ao menos não fosse progredindo na competição".

"Quem vai fazer frente ao Brasil? O Brasil é a única equipe que se apresenta cheia de jogadores bons, que mantém uma estrutura já há muito, muito tempo", afirmou.

Segundo José Mourinho, em sua avaliação, a equipe brasileira atual "parece até melhor" que a da Copa 2002. "É quase a mesma, mas parece que é melhor, porque o Ronaldinho tem mais quatro anos, o Adriano aparece agora, o Emerson estava lesionado na última Copa, os meias parecem-me melhores - acho que o Juan é melhor do que os que foram campeões do Mundo em 2002", justificou.

Fora o Brasil, o técnico bicampeão inglês vê "todas as equipes praticamente iguais, com exceção daquelas que não são iguais pela negativa". "Neste momento, acho que ninguém espera que equipes como Trindad e Tobago, Angola, Togo ou Austrália possam surpreender tanto, possam conseguir classificações importantes", considerou.

Portugal

O nivelamento das demais seleções, segundo Mourinho, impede que ele afirme qual acredita que será o destino da seleção de Portugal após a primeira fase. "Se Portugal chegar à final, não vou abrir a boca de espanto e, se Portugal for eliminado nas oitavas-de-final, também não vou abrir a boca de espanto", disse, adiantando: "E, como analiso Portugal desta forma, podia analisar a Inglaterra, podia analisar a Espanha, na mesma perspectiva".

Segundo ele, Portugal só surpreenderia - negativamente - se fosse eliminado já na primeira fase. "Há um grupo grande de seleções que na fase de grupos tem obrigação de passar, porque são três jogos e em três jogos as boas equipes têm obrigação de conseguir aqueles cinco/seis pontos que dão a qualificação", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos