De olho nas oitavas, Portugal pode escalar onze reservas

Lisboa, 20 Jun (Lusa) - A seleção portuguesa de futebol, já classificada para as oitavas-de-final, termina nesta quarta-feira a primeira fase da Copa da Alemanha diante do México, no dia em que conhecerá o seu adversário na fase seguinte, que será Argentina ou Holanda.

Depois de ter cumprido as duas primeiras rodadas com duas vitórias - 1 a 0 diante de Angola e 2 a 0 sobre o Irã -, Portugal precisa apenas empatar para garantir o primeiro lugar e, em princípio, escapar da Argentina, uma das seleções que melhor futebol praticou nos primeiros dias do torneio.

Com a classificação garantida, é certo que o treinador da seleção lusa, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, fará muitas mudanças na equipe, poupando os jogadores pendurados com cartão amarelo e dando descanso a alguns jogadores mais utilizados.

Para o jogo contra o México, Scolari deverá deixar de fora Cristiano Ronaldo, Deco, Costinha, Pauleta e Nuno Valente, todos com um cartão amarelo. Isso porque se algum deles tomar outro amarelo contra o México, ficará de fora do jogo das oitavas.

Além desses cinco, Felipão poderá aproveitar e poupar outros titulares, como o goleiro Ricardo, o lateral Miguel, os zagueiros Ricardo Carvalho e Fernando Meira, o volante Maniche e o meia Figo, capitão da seleção lusa.

Se isso acontecer, o brasileiro utilizará um esquema tático poucas vezes testado, com dois centroavantes (Hélder Postiga e Nuno Gomes), e com o atacante Boa Morte improvisado na lateral esquerda: dificilmente haverá melhor oportunidade para fazer este tipo de testes e motivar os suplentes.

Mesmo tendo em conta que Portugal não desejará acabar com a série de 16 jogos sem perder, nem ceder o primeiro lugar do grupo D, o jogo das oitavas-de-final é prioridade, seja diante da temível Argentina ou da invencível Holanda, que está sem derrotas em jogos oficiais desde a semifinal da Eurocopa 2004, quando perderu de Portugal por 2 a 1.

Desta forma, Scolari poderá escalar Quim no gol, uma defesa com Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Caneira e Boa Morte, um meio-campo com Petit e Tiago, mais recuados, Simão, na direita, e Hugo Viana, na esquerda, e um ataque com Nuno Gomes e Hélder Postiga.

No entanto, apesar de Portugal estar classificada, o mesmo não ocorre com os mexicanos, que seguem em frente em caso de empate ou vitória, mas que ainda correm o risco de ficar pela primeira fase, caso percam e Angola vença, sendo o desempate aqui feito na base do saldo de gols, de momento favorável aos americanos.

Para o importante jogo contra Portugal, o treinador argentino dos mexicanos, Ricardo La Volpe, continuará sem contar com o veterano atacante Jared Borgetti, que já desfalcou a equipe no jogo contra Angola (0 a 0) devido a lesão, mas poderá contar com o zagueiro central Rafael Marquez e com o meia brasileiro naturalizado mexicano Zinha, que se queixaram de dores após o jogo com Angola.

Angola

No outro jogo do grupo, Angola ainda aguarda por um autêntico milagre, uma vez que, além de ter de vencer, tem de esperar por uma derrota mexicana e que a atual diferença negativa de golos seja invertida.

Estreantes em mundiais, os angolanos têm já o sentimento do dever cumprido - empataram com o México e perderam por apenas 1 a 0 com Portugal -, mas, uma vez que ainda não estão matematicamente afastados, o sonho comanda as mentes africanas.

Para o embate com o já eliminado Irã, o treinador angolano, Luís Gonçalves de Oliveira, que não poderá contar com o meia André, suspenso, deve escalar um segundo atacante, Love, que apoiará Akwá na frente.

Grupo C

Bem mais fáceis de fazer são as contas no grupo C, onde Argentina e Holanda enfrentam-se para decidir o líder da chave, e Sérvia e Montengro e Costa do Marfim enfrentam-se para sair do Mundial de cabeça erguida.

Os argentinos são claros favoritos para vencer o grupo, dependendo apenas de um empate para garantir a primeira posição, enquanto só a vitória interessa aos holandeses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos