15 anos após título, Figo pode redimir 'geração de ouro'

Lisboa, 29 Jun (Lusa) - Luís Figo, o mais emblemático jogador da chamada "geração de ouro" do futebol português, tem nesta Copa do Mundo a última oportunidade para justificar o título, quando se completam 15 anos da conquista do Mundial sub-20.

Em 30 de junho de 1991, cerca de 130 mil pessoas vibraram no velho Estádio da Luz, em Lisboa, com a vitória dos comandados de Carlos Queirós sobre o Brasil, em uma final decidida nos pênaltis. O sucesso daquela equipe, porém, não teve continuidade na seleção principal e permanece como último êxito do futebol português.

A quatro meses de cumprir 34 anos e com o jogo das quartas-de-final da Copa da Alemanha no horizonte, o capitão da seleção lusa, que já admitiu deixar a seleção após o torneio, continua perseguindo o primeiro troféu com a camisa de Portugal, após o frustrante vice-campeonato na Eurocopa de 2004, disputada em estádios lusos. Jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção de Portugal (123), Luís Figo quase se redimiu naquela Euro, na última vez que foi coadjuvado por Rui Costa e Fernando Couto, os únicos resistentes dos campeões de 1991 na equipe liderada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari.

A derrota (1 a 0) imposta pela enfadonha Grécia na final do Europeu foi mais traumática do que a ausência na Eurocopa de 1992 e nas Copas de 1994 e 1998 e a desastrosa participação da Copa de 2002, em que a seleção lusa não passou da primeira fase.

Nos pés do veterano meia, que já abandonou temporariamente a seleção, mas regressou a tempo de disputar a Copa da Alemanha, está mais do que a sorte lusa na competição: Figo tem a última oportunidade de redimir uma "geração de ouro" que ainda não brilhou nos grandes palcos do futebol mundial.

Apesar de ter ganhado a Bola de Ouro em 2000, que premia o melhor jogador do futebol europeu, e o prêmio da Fifa, de melhor jogador do mundo, em 2001 - e ainda de todos os títulos nos grandes clubes por onde passou (Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão) - , Figo ainda não atingiu o mesmo brilhantismo na seleção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos