Após pegar 3 pênaltis, goleiro luso bate recorde em Copas

Gelsenkirchen, 01 Jul (Lusa) - O goleiro português Ricardo estabeleceu hoje um novo recorde em Copas do Mundo, ao defender três pênaltis na disputa vencida por Portugal. O duelo selou a eliminação da Inglaterra e a classificação de Portugal para as semifinais da COpa da Alemanha.

Até o jogo de Gelsenkirchen, ninguém tinha defendido mais do que dois remates adversários numa única sessão de pênaltis, feito conseguido por nove goleiros, dois dos quais em duas ocasiões: o alemão Harald Schumacher e o argentino Sergio Goycoechea.

Em tarde inspirada, Ricardo classificou Portugal pela segunda vez para as semifinais do Mundial - 40 anos depois da campanha em 1966, na Inglaterra -, ao deter os disparos de Frank Lampard, Steven Gerrard e Jamie Carragher, após empate sem gols em 120 minutos.

O goleiro português já tinha desempenhado um papel central na classificaço lusã para as semifianis da Eurocopa 2004, realizada em Portugal, decidido também frente à Inglaterra, no desempate por grandes penalidades.

Em 2004, no Estádio da Luz, em Lisboa, Ricardo defendeu sem luvas o remate do britânico Darius Vassell e marcou ele próprio o último penalti, consumando o triunfo por 6 a 5, após um empate em 2 a 2 os 120 minutos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos