Presidente chinês agenda visita oficial a 8 países africanos

Pequim, 18 Jan (Lusa) - O governo da China confirmou nesta quinta-feira que o presidente do país, Hu Jintao, vai visitar a África do Sul e o Sudão em uma visita oficial a oito países do continente africano, sem, no entanto, adiantar datas específicas.

"Os preparativos ainda estão sendo discutidos, e quando os planos estiverem confirmados divulgaremos a informação (sobre a agenda)", afirmou o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Liu Jianchao.

A estadia do presidente chinês em solo africano será a terceira desde que Hu assumiu o poder, em 2003, e a segunda em menos de um ano.

Agenda lusa

A visita oficial à China do primeiro-ministro português, José Sócrates, cuja estadia em solo asiático estava em xeque depois da confirmação da viagem da comitiva do líder chinês à África, foi mantida para as datas previamente estabelecidas, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

"Incompatibilidades de agenda levaram a contatos de última hora [com as autoridades chinesas], tendo sido decidida a manutenção das datas inicialmente previstas", segundo comunicado do Ministério luso das Relações Exteriotes.

Segundo fontes do governo, o primeiro-ministro português não se encontrará com o presidente chinês em sua visita ao país asiático.

No entanto, esse encontro entre José Sócrates e Hu Jintao acontecerá em novembro, quando será realizada a Cúpula União Européia-China, durante a presidência portuguesa do bloco continental.

Durante a visita oficial que fez a Portugal em dezembro de 2005, Wen Jiabao reuniu-se com José Sócrates e foi recebido pelo então presidente da República Jorge Sampaio e pelo presidente da Assembléia da República (Parlamento), Jaime Gama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos