Brasil prepara ortografia lusófona comum, diz CPLP

Brasília, 12 Mar (Lusa) - O Brasil está preparando a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, afirmou nesta segunda-feira, em Brasília, o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Luís Fonseca.

"Técnicos brasileiros vão preparar reuniões para colocar em andamento o Acordo Ortográfico, que já pode entrar imediatamente em vigor em pelo menos três países - Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe", disse Fonseca à Agência Lusa, após se reunir com o ministro brasileiro da Educação, Fernando Haddad.

Esses três países já ratificaram o Acordo Ortográfico e também o Protocolo Modificativo ao texto, aprovado em julho de 2004, em São Tomé e Príncipe, durante a Cúpula dos Chefes de Estado e de governo da CPLP.

O Protocolo permitiu que o Acordo vigorasse com a ratificação de apenas três países, sem a necessidade de aguardar que todos os outros membros da CPLP adotassem o mesmo procedimento.

Além de conversar sobre ações para acelerar a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, Fonseca e o ministro Haddad conversaram sobre a necessidade de cooperação no âmbito da CPLP para a formação de professores e a disponibilidade do acervo bibliográfico para todo o espaço da comunidade lusófona.

Saúde

O secretário executivo da CPLP também esteve nesta segunda-feira com o ministro da Saúde, Agenor Álvares, para tentar facilitar o desenvolvimento da cooperação entre os oito integrantes da Comunidade - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Luís Fonseca disse que recebeu grande apoio de Agenor Álvares e que haverá uma reunião dos ministros da Saúde da CPLP no final deste ano, na Cidade da Praia. Na ocasião, os presentes deverão coroar todas as iniciativas na área da saúde, principalmente no combate à Aids, malária, tuberculose e mortalidade infantil.

Visita

Na terça-feira, o secretário executivo da CPLP irá se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Na quarta-feira, Luís Fonseca visitará em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa, a Universidade de São Paulo e a Federação das Indústrias do Estado (Fiesp), seguindo na quinta-feira para Salvador, na Bahia. O embaixador volta a Lisboa no sábado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos