Em Angola, países lusófonos discutem cooperação militar

Luanda, 09 Abr (Lusa) - Representantes das Forças Armadas dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reúnem nesta terça-feira e na quarta-feira, em Luanda, a capital de Angola, para falar sobre cooperação militar, disse à Agência Lusa fonte diplomática.

A cooperação entre as forças militares dos oito países da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - e os acertos referentes ao encontro militar anual lusófono estão na agenda da reunião dos altos comandos, adiantou um responsável da Defesa da Embaixada de Portugal em Angola.

De acordo com o comandante português Luís Loureiro Nunes, o encontro anual das forças dos países da CPLP será em São Tomé e Príncipe, em outubro, com a particularidade, este ano, de não contar com tropas e apenas com militares de postos de comando.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas (órgão militar ligado ao Estado responsável pelo planejamento, pela direção e pelo controle das Forças Armadas), o general Valença Pinto, já chegou a Luanda para participar da reunião.

O encontro desta semana acontece duas semanas depois da reunião de responsáveis pelas polícias dos membros CPLP, que discutiram, de 26 a 28 de março, o reforço da segurança pública no espaço lusófono.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos