Calendário favorece discussão da UE com China sobre África

Pequim, 18 Jun (Lusa) - A cúpula União Européia-China, já sob Presidência do primeiro-ministro português, José Sócrates, ocorrerá em Pequim, em 29 de novembro, poucos dias antes da Cúpula UE-África, o que evidencia a importância da ofensiva econômica chinesa na África.

Caberá à Presidência portuguesa definir como será conduzido o diálogo com os chineses sobre o continente africano, poucos dias antes da conferência com a África, agendada para 8 de dezembro, em Lisboa.

"Tal como a maioria das cúpulas entre as duas partes no passado, que ocorreram nos últimos dias de novembro, o encontro deste ano ocorre em 29 de novembro", disse à Agência Lusa o porta-voz da representação diplomática da UE em Pequim, Michael Jennings.

José Sócrates, que será o presidente do Conselho de Ministros Europeu no segundo semestre do ano, quando Portugal assume a Presidência rotativa do bloco, aproveitará a presença na cúpula para se reunir também com o presidente chinês, Hu Jintao, segundo o ministério português das Relações Exteriores.

Durante a visita oficial do premiê luso à China, no final de janeiro, Hu Jintao estava em uma viagem por diversos países africanos, entre eles Moçambique.

A viagem de José Sócrates à China no final de novembro será de cunho multilateral, mas o primeiro-ministro português deverá abordar com Jintao as relações diplomáticas e econômicas chinesas com os países africanos e os de língua portuguesa em particular, que Pequim vem aprofundando cada vez mais por meio da atribuição de empréstimos, da compra de bens e matérias-primas ou do financiamento e construção de infra-estruturas.

Outros temas que estarão presentes na pauta da reunião entre os líderes europeus e chineses são a avaliação dos progressos na negociação do Acordo de Parceria e Cooperação entre a UE e China e da relação de parceria estratégica entre as duas partes, além de diálogos sobre segurança energética e meio ambiente.

Bruxelas e Pequim vão também debater no encontro temas como os direitos de propriedade intelectual, direitos humanos, cooperação científica e tecnológica e emigração.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos